Bugatti não tem mãos para as encomendas!

Com crise ou sem crise, se há mercado que não pára de crescer e parece nunca estar saciado é o dos supercarros, aqueles ultra exclusivos cujo preço tem sempre mais de sete algarismos! Ainda recentemente falámos do hiperdesportivo desenvolvido em parceria pela Aston Martin e Red Bull, cujas 150 unidades a entregar… em 2019 tiveram uma procura quatro vezes superior e já estão esgotadas, apesar do preço acima dos três milhões de euros. E agora são as notícias de que a Bugatti não consegue que a sua produção acompanhe a procura pelo seu exclusivo e caríssimo Chiron!

Apresentado há apenas nove meses, com um preço a rondar os 2,4 milhões de euros sem grandes opcionais (e sem os impostos portugueses…), e após uma "tournée" mundial de apresentação aos potenciais clientes, o balanço quase "assustou" a própria marca: 220 unidades já vendidas, das 500 que estão previstas ser construídas no total da vida deste superdesportivo. O problema da Bugatti é que a sua capacidade de produção, de alto calibre tecnológico mas… artesanal, não dando conta das encomendas.

De tal forma que a marca francesa que integra o Grupo VW vai tentar aumentar a produção total de 2017 para… 65 unidades. Ou seja, se encomendar hoje um Bugatti Chiron, deverá recebê-lo dentro de três anos! Claro que não se trata de um carro qualquer, mas de um fabuloso superdesportivo com motor W16 de 8 litros e quatro turbos, com 1500 cv e 1600 Nm de binário passados às quatro rodas. Que poderá atingir os 420 km/h, chegando aos 100 km/h em menos de 2,5 s!

As entregas regulares do Chiron começarão no início de 2017 e as vendas feitas até aqui foram só através de apresentações estáticas. A possibilidade de clientes seleccionados poderem guiar o carro antes de se decidirem pela compra só será possível a partir de Março. "Estou convicto de que os clientes que ainda não decidiram a encomenda do Chiron o farão assim que tiverem tido a oportunidade de o guiar!", afiança Wolfgang Durheimer, presidente da Bugatti.

A supermarca do Grupo VW terá, pois, de proceder a uma espécie de… rateio entre os seus bilionários clientes, para ver quem recebe primeiro os seus carros. Uma gestão sempre delicada entre quem tem tanto dinheiro, mas que a Bugatti faz com um critério em que, compreensivelmente, privilegia a fidelidade à marca: prioridade a quem já tem um Bugatti, relativamente a um novo cliente, prioridade total para quem tenha mais de um carro da marca! Não se sabe ainda se Cristiano Ronaldo já encomendou o Chiron mas, se o fez, estará entre os clientes prioritários…

E, para que se perceba bem de que "mundo" estamos a falar quando abordamos este mercado, só mais uns números quase… obscenos! Num estudo da Bugatti, o perfil médio do cliente do Chiron é alguém que possui 42 automóveis, 1,7 jactos e 1,4 iates… Sim, é neste Planeta e, pelos vistos, 220 já se "chegaram à frente"!

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